Você conhece a Síndrome da Secreção Inapropriada de Hormônio Antidiurético?

A síndrome da secreção inapropriada de hormônio antidiurético surge quando o hormônio antidiurético (vasopressina) é secretado em excesso pela hipófise em algumas situações inadequadas, fazendo com que o organismo retenha líquido e reduza os níveis de sódio no sangue por diluição.

A vasopressina (também chamada de hormônio antidiurético) ajuda a regular a quantidade de água no corpo ao controlar quanta água é excretada pelos rins.

A vasopressina diminui a excreção de água pelos rins. Assim, uma quantidade maior de água é retida no organismo, diluindo os níveis de sódio no organismo. A presença de níveis baixos de sódio é denominada hiponatremia.

A hipófise adequadamente produz e libera vasopressina quando o volume de sangue (quantidade de líquido nos vasos sanguíneos) ou a pressão arterial cai ou quando os níveis de eletrólitos (tais como o sódio) ficam excessivamente altos.

A secreção de vasopressina é denominada inapropriada se ocorrer quando:
1. O volume de sangue está normal ou elevado;
2. A pressão arterial está normal ou elevada;
3. As concentrações de eletrólitos estão baixas;
4. Outros motivos apropriados para a liberação de vasopressina não estiverem presentes.

Quando a vasopressina é liberada nessas situações, o organismo retém muito mais líquido e os níveis de sódio no sangue diminuem.